Escola de Educação Infantil - Xodó da Vovó

R. Alcídes Maia, nº 204, Cinquentenário

(54) 9 9915.2244 ou (54) 3041.1203

Novidades da Colmeia

Outono

Descrição

O outono é a estação mais preciosa, porque reflete a possibilidade de novos começos, enquanto pensamos na própria expiação. Uma arrepio sobe pelo corpo enquanto as folhas caem, apenas um descanso para a natureza que voltará a florescer. 

 

Mas por que as árvores perdem suas folhas?
 
A energia de que a planta necessita para se manter viva vem da luz solar. Com os dias mais curtos do outono e a conseqüente redução da luz disponível, as árvores precisam economizar energia e o fazem retirando nutrientes das folhas e concentrando no caule.
Sem nutrientes, as folhas ressecam e caem. Mas a árvore permanece viva porque, apesar da menor intensidade de luz, ela consegue produzir energia suficiente para sustentar seu corpo sem as folhas.
Portanto, é durante o outono, quando elimina todas ou parte de suas folhas, que as árvores se preparam para atravessar o inverno.
Quando a primavera chegar e a temperatura voltar a subir, a energia armazenada no caule será usada para gerar novas folhas, flores e frutos.
E não é à toa que as folhas caem e mudam de cor (porque asplantas produzem menos clorofila) no Outono. É uma estratégia natural para elas se protegerem do frio.
 
A criança aprende e se diverte através de curiosidades